quinta-feira, 28 de outubro de 2010
terça-feira, 26 de outubro de 2010
Em duas das atividades, organizadas pela Supervisão Escolar juntamente com a equipe da Biblioteca, os alunos do Ensino Médio puderam assistir a uma partida de apresentação de Futsal de Cegos e outra de Basquete sobre Rodas. No primeiro momento o representante da Comissão Técnica explicou as diferenças entre o futsal para cegos e o futsal convencional, após houve a partida entre os dois times seguida de um bate-papo com os atletas. A partida contou ainda com a participação de alunos como goleiros, já que os goleiros das equipes não puderam comparecer, proporcionando uma experiência ainda maior sobre uma realidade diferente da que estão acostumados. No basquete sobre rodas, foi gravado um vídeo pelos times com depoimentos de cada atleta e após a partida entre os dois times houve um momento de perguntas feitas pelos alunos, onde eles puderam também experimentar as cadeiras de jogo, que são diferentes das cadeiras usadas normalmente pelos cadeirantes. Em ambas as atividades, todos saíram vencedores.
Momentos Futsal
Momentos Basquete
** Queridos, tive a satisfação de organizar estas atividades e a alegria de conhecer pessoas como o André, Carlos, Leonardo, Rafael, Tarso e Valmir, além do Rafael e do Fachel da Comissão Técnica, todos do Futsal. E os atletas do basquete: Alex (Escuro), Antônio, Fabiano, Júnior, Lázaro, Marcos, Vagner Morel, Vagner Santos, Valdir e Valoir. Os alunos torceram muito durante os jogos, mas creio que os maiores vencedores fomos nós mesmos.
Comitê Paraolímpico Brasileiro - Futsal
Comitê Paraolímpico Brasileiro - Basquete
Bjos estalados para a equipe da escola por mostrar diferentes realidades para seus alunos e um especial para a supervisora Marli, por se preocupar em transformar as atitudes de seus alunos através do conhecimento.
sábado, 16 de outubro de 2010
Bjs estalados para a Sílvia e a Enaura e um super especial para a Jujumel, a Maristela e a Sônia que foram assistir a contação. ** Coloco as fotos do "Meu amigo..." depois, se eu conseguir.
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
8 de outubro, Auditório da FABICO/UFRGS
Na sexta tive o prazer de participar deste evento cujo tema foi "Acessibilidade - Biblioteca para todos", foi maravilhoso e a programação mostra isso. A abertura teve uma linda apresentação com os alunos surdos do Colégio ULBRA Especial Concórdia, orientados pela profª. Graça, com a esquete "Emoções". Sempre me emociono com esta apresentação, aliás me emocionei em vários momentos: com a profª Helen Ortiz esclarecendo vários pontos da cultura surda, com o depoimento da Daiana Droppa, com a bibliotecária Kátia mostrando todo o trabalho realizado através do estágio da Alessandra na biblioteca onde ela atua, a Alessandra que já está contando histórias, tudo lindo mesmo... eu e o Paulo não tínhamos uma apresentação formal, pois isto me deixa muito nervosa e falamos de questões referentes a acessibilidade e bibliotecas. Disse que para mim era impossível falar de bibliotecas, acessibilidade e inclusão, sem falar em sentimentos, relatei minha total impotência diante de querer bem pessoas que não entendem o que eu falo e que eu também não entendo, caso meu e de meu amigo surdo Rafael e o pior: adoro conversar e tenho que usar um intérprete para falar com ele, mas logo isto será resolvido pois vou aprender LIBRAS. Mostrei o vídeo abaixo "La familia silencio" que relata bem isso e minha querida Cinara me passou outro vídeo, ambos são delicados e profundos. Muito bom poder reencontrar colegas e conhecer pessoas que se importam e acreditam nas mesmas coisas que eu, isto não tem preço.
Bjos estalados para as profªs. Lizandra Estabel e Eliane Moro, por nos proporcionarem esses momentos e para os alunos do Curso Técnico em Biblioteconomia que organizaram todo o evento, vocês não são 10, são 1000. Um BIG BJ especial para a Cinara, o Edison, a Samile e a Rosane que tive o prazer de reencontrar lá, faltou só o Ismael.