LEITURA COMO FORMA DE INCLUSÃO SOCIAL
Oficina Ed. Saraiva
Durante o mês de junho ministrei três oficinas para professores de séries iniciais pela Ed. Saraiva. Através do trabalho com o livro e a leitura abordei a literatura e o desenvolvimento infantil, a motivação e a leitura como forma de inclusão social. Nesta palestra pretendi mostrar o que a leitura possibilita: a transformação, pois quando lemos jamais voltamos a ser o que éramos, trabalhando a literatura inclusiva em três pontos:
1. A leitura como formadora de leitores críticos, cientes de seu papel social e que através dela modificam sua vida, conseguindo melhores empregos, saindo muitas vezes de uma situação de pobreza.
2. A leitura de livros que tratam de temas relacionados à inclusão tanto social, quanto cultural e física, como é o caso do meu livro, permitindo que através do conhecimento de novas realidades, possamos compreender o outro e aceitá-lo.
3. A leitura feita para pessoas portadoras de necessidades especiais, independente do assunto que aborda, como livros em braille, audiolivros, dvds com histórias em LIBRAS, livros em português e em língua de sinais, permitindo que eles tenham acesso a informação.
Nesta oficina trabalhei com os seguintes livros:
BISOL, Claudia. Tibi e Joca: uma história de dois mundos. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2001.
Meu amigo é diferente! (Escrito, em Braille e audiolivro)
Aladim (Língua de Sinais)
Bjs estalados a todas as profªs que tive a saisfação de conhecer durante as oficinas, onde sempre aprendo também.
Parabéns pelo teu trabalho.
ResponderExcluirGostaria do teu mail para que possamos conversar melhor. Meu mail: biblioteca_lourdes@hotmail.com
Abraços,
Cristina