SEJAM BEM-VINDOS!!!

"Enxergar além das diferenças do outro e encontrar a maneira de trilharem juntos o caminho."

terça-feira, 26 de abril de 2011

2ª SEMANA DO LIVRO
Guaíba

No último dia 19, participei deste evento com um bate-papo sobre Literatura e Inclusão. Foi ótimo poder participar, não só participei como também assisti o bate-papo com meus queridos Altair Martins e Fabrício Carpinejar. Falei sobre literatura como forma de inclusão social e contei histórias de livros para deficientes (em Braille, bilingue com DVD em Libras, etc.) e sobre deficientes e diferenças. O Paulo foi junto e íamos intercalando, eu falando sobre esses temas como escritora e bibliotecária e ele como deficiente visual. Abordamos a inclusão no trabalho, na biblioteca, na escola, enfim na sociedade em geral. Falei sobre meu livro, mostrando o trabalho que fazemos, fizemos a dinâmica com a bengala, que funcionou muito bem. Encerramos com perguntas (das quais várias foram sobre o trabalho do professor em casos de inclusão) e com o Paulo cantando 2 composições dele que falam sobre a experiência de vida que ele tem.

Livros trabalhados:


JARDIM, Débora. Meu amigo é diferente! Tapera: LEW, 2009.
ANDRADE, Telma. Do jeito que você é. São Paulo: Formato, 2010.
ZOBEL - NOLAN, Allia. Do Que Eu Gosto Em Mim? São Paulo: Caramelo, 2005.
ZOBEL - NOLAN, Allia. O que eu faço melhor! São Paulo: Caramelo, 2006.
BISOL, Cláudia. Tibi e Joca: uma história de dois mundos. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2001.
ANDRADE, Telma. Conquista esporte clube. São Paulo: Ed. do Brasil, 2006.
ANDRADE, Telma. Para sempre... criança. São Paulo: Ed. do Brasil, 2006.
KUCHENBECKER, Liège. O feijãozinho surdo. Canoas: Ed. ULBRA, 2009.
SOUZA, Mauricio de. Oi, eu sou a Dorinha. São Paulo: CEDIC, 2008.
SOUZA, Mauricio de. Oi, eu sou o Luca. São Paulo: CEDIC, 2008.

Blog "O livreiro de Guaíba"

Um BIG BJ para o Guima, por sua vida feita de e para os livros e um agradecimento especial para a Secretária de Turismo Cláudia Mara e para o pessoal do Museu Carlos Nobre, que sempre me recebem tão bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário