SEJAM BEM-VINDOS!!!

"Enxergar além das diferenças do outro e encontrar a maneira de trilharem juntos o caminho."

terça-feira, 27 de abril de 2010

ULBRA institui Comitê de Acessibilidade

O Paulo me convidou para um evento muito importante, que ocorreu no saguão da Biblioteca Central do Campus Canoas: a cerimônia de posse do Comitê de Acessibilidade da ULBRA, instituição em que trabalhamos. Neste momento também foi inaugurado o novo Setor de Acervos Especiais, onde o Paulo orienta os usuários da biblioteca. Neste setor há materiais em TXT, livros em braille, audiolivros, 2 computadores com o software JAWS para consulta, bem como um espaço mais adequado para pessoas com deficiência visual. Fiquei orgulhosa pois o Paulo luta muito pela melhoria do acesso aos deficientes visuais e a equipe da biblioteca, por outro lado, se esforçou muito organizando o espaço e o próprio evento.

Bjs estalados para meu amigo querido Paulo Jr. Parabéns para todos da biblioteca e para a ULBRA, que está trabalhando para a inclusão.

domingo, 25 de abril de 2010

EDITORA ARARA AZUL
Um espaço dedicado à cultura e à diversidade

Tanto eu quanto o Paulo e provavelmente todos os que leem o blog, trabalhamos muito, então eu corro para poder me organizar e escrever aqui. O Paulo tenta há dias me mandar uma notícia, mas o JAWS dele está com problemas. Em um destes fins-de-semana de madrugadas insones, coloquei várias informações que considero essenciais e pretendo melhorá-las gradativamente. Entre elas estão: sites de acessibilidade, links para download de audiolivros e softwares para Deficientes Visuais, caixa de pesquisa e notícias atuais do Google. Achei este último particularmente interessante e coloquei os termos: inclusão, necessidades especiais, cidadania, deficientes e educação especial. Coloquei também o logo da Editora LEW, que publicou o meu livro, da Saraiva, que o vende e o da Editora Arara Azul, cujo trabalho tive o prazer de conhecer, através da Escola para Surdos em que sou Bibliotecária. É uma editora do Rio de Janeiro, que entre outras coisas, publica CDs com histórias em português e em LIBRAS. Ao acessar o CD, tem-se o texto em português e um quadro abre-se ao lado do texto, onde um tradutor de Libras conta a história. O divulgador que representa a editora aqui no Sul se chama Toríbio e é surdo, ou seja, conhece bem as possibilidades do material oferecido. Muito interessante, vale a pena acessar e conhecer o trabalho.

Bjs estalados para todo o pessoal da Editora e quem quiser colaborar com notícias, críticas ou sugestões de links, será muito bem-vindo.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

PROJETO DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE A INCLUSÃO DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS
20/06/2008
Fiquei sabendo esta semana de uma atividade que foi realizada com os alunos de uma escola de Guaíba, cidade onde moro, mas onde pouco fico. Bom, faz muuuuito tempo que isto ocorreu, mas antes tarde do que nunca, pois fiquei muito impressionada com o trabalho. Estive conversando com a idealizadora do projeto e segue abaixo a notícia publicada, olhem que interessante:

"A coordenadora pedagógica Jaqueline Mejolaro, a partir de uma vivência pessoal num restaurante atendido por garçons deficientes visuais na Alemanha, idealizou junto com o prof. de história Marcelo Pitana, um projeto de sensibilização sobre as dificuldades encontradas no cotidiano pelos portadores de necessidades especiais. O projeto aconteceu no dia 17/06, no Parque da Juventude, com três oficinas coordenadas pelos professores do Ensino Médio do Grupo Dimensão, nas quais os alunos vivenciaram pintura com a boca, futebol de cegos e cadeirantes. A escola entende que reconhecer as diferenças é essencial para a integração e a inclusão, uma vez que no Brasil existem 24,5 milhões de pessoas com algum tipo de "deficiência", dados sobre os quais a escola está atenta e deseja alertar os alunos para a "inclusão" no convívio pessoal, social e empresarial. "As atividades deram-nos a oportunidade de sentirmos na pele a realidade", disse Talita, aluna do 1º ano do EM."
* Imaginem o que foi esta experiência na Alemanha...

Bjs estalados para a coordenadora Jaqueline Mejolaro pela iniciativa e parabéns para a escola.

terça-feira, 20 de abril de 2010

LOJAS PICORRUCHO 8

Gravataí

Hoje fomos na Loja de Gravataí, onde conversamos sobre pessoas que muitas vezes buscam não ver algo, para fingir que não existe e que muitos familiares de pessoas com deficiência agem assim. Nossa auto-estima, de um modo geral, depende da família e no caso de pessoas com deficiência, é necessário que a família internalize isso e se adeque, proporcionando melhor qualidade de vida ao deficiente.
Tivemos um momento de oração muito emocionado e agradeço por poder participar de momentos assim.


Bjs estalados em toda equipe por nos encher de emoção.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

1ª SEMANA DO LIVRO
19 a 23 de abril de 2010
Museu Carlos Nobre / Guaíba, RS.
É com muito orgulho que convido para a 1ª Semana do Livro em Guaíba, minha cidade. Os livros são uma das minhas paixões e minha vida gira em torno deles, podendo comemorar isto na minha cidade, melhor ainda. PARABÉNS pela iniciativa. Eu e minha família estaremos lá, com certeza.

Bjs estalados para o Guima, que está organizando tudo, um bem querido para o escritor guaibense Altair Martins (meu protoleitor) e um especial para o vice-prefeito Marcelo Maranata, pela amabilidade e atenção com que atende a todos.

domingo, 18 de abril de 2010

VIVER A VIDA
Visibilidade para os cadeirantes

Estava assistindo a uma reportagem do Fántástico sobre cadeirantes. Pelo que vi, já que não assisto a novela, o que está dando visibilidade para este assunto é a personagem Luciana, da atriz Alinne Morais. Falaram sobre uma questão importante: a descoberta do outro e de si mesmo, do seu corpo e de sua sensibilidade, sem preconceitos. Nesta hora percebe-se a força de um veículo de comunicação de massa, pois este assunto sempre esteve aí, estas pessoas sempre existiram, mas começaram a ter sua condição discutida, depois que apareceram no horário nobre da Globo. Então, mesmo quem não aprecia esta forma de diversão, tem de dar a mão a palmatória. Muitas pessoas falam sobre o casal Luciana e Miguel e acho que é uma oportunidade de se tratar de maneira séria sobre um assunto importante e para um grande número de pessoas e espero que o autor coloque de maneira sensata as informações necessárias. Me emocionei com depoimentos que pude ver e que aparecem no final de cada capítulo da novela, com certeza a capacidade de SUPERAÇÃO é uma das coisas mais bonitas nos seres vivos. Não vou colocar o link da entrevista, pois trata de um tema para adultos, mas não podia deixar de comentar aqui.

Bjs estalados para a Juliana Carvalho e Fabiano Puhlmann, por escreverem livros que, com certeza vão abrir a cabeça de muitas pessoas, cadeirantes ou não.

sábado, 17 de abril de 2010

PROJETO COMPARTILHAR: um caminho para a inclusão


Na quarta-feira organizei em evento da Rede de Bibliotecas com a qual trabalho, patrocinado pela Ed. do Brasil, que nos presenteou com livros muito bonitos. Destes, os que eu mais me identifiquei foram os da Coleção Projeto Compartilhar. Eles vem com audiolivro e falam sobre diferenças. Chorei ao ler "Para sempre... criança" da conhecida autora Telma Guimarães Castro Andrade. As vezes sinto como se não fosse parar de chorar, não choro por eles, mas por nós, que muitas vezes não nos permitimos conhecer profundamente uma pessoa diferente. Alguns trechos do livro:
"... quem tinha ajudado quem? Ele viu o cordão do meu tênis e se abaixou para amarrar. Então quem tinha sido o pequeno era eu e não ele. Dei risada da oração dele e ele se abaixou para amarrar o meu cadarço!";
"Assim como nós crescemos, ele cresceu, só que à sua maneira... puro como uma criança. E se alguns de nós crescemos por dentro e mantivemos uma parte criança, devemos um bom tanto a ele.";
"Encontrei a palavra amigo em Provérbios 17:17: "Em todo o tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão."
LINDO DEMAIS, não vejo a hora de ler os outros e dar o audiolivro pro Paulo. Quando eu crescer quero escrever como a Telma.
Saiba mais:

Telma Guimarães Castro Andrade.

Coleção Projeto Compartilhar.

Editora do Brasil.

Bjs estalados a todos que serão crianças para sempre, em especial ao Carlitos, um doce adulto-criança. Espero que possamos sempre encontrar amigos-irmãos.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

O LIVRO E A LEITURA: ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL

Hoje estive na reunião mensal do Fórum para Melhoria das Bibliotecas Públicas e Escolares, organizado pelo Conselho Regional de Biblioteconomia da 10ª Região e realizado em Sapucaia do Sul. Mais uma vez tivemos oportunidade de debater assuntos relacionados ao livro, a leitura e as bibliotecas. Tudo de bom. Muitas parcerias feitas, contatos com colegas de profissão, com professores e apaixonados pela leitura. Parabéns a todos. Durante a reunião foi divulgado o evento abaixo, vale a pena conferir...

Data: 20 de abril de 2010 Horário: 19h Local: Auditório da FABICO/UFRGS
Rua Ramiro Barcelos, 2705 - Bairro Santana - Porto Alegre/RS

PROGRAMAÇÃO

MESA REDONDA: Mediadora: Profª Eliane L. da Silva Moro
19h - ABERTURA : Apresentação musical : Malu de Moura e Maurício Tiefensee
19h15min : FRENTE PARLAMENTAR DE LEITURA: “Leitura e Sociedade: desafios da Frente Parlamentar de Leitura" Palestrante: Vereadora Fernanda Melchionna e Silva
19h45min: “As Aventuras de Biblos e um Técnico na Profissão” Palestrante: Técnica em Biblioteconomia Erika Alíbio
20h15min: “O Livro, a Leitura e a WEB2.0: ações de inclusão social e acessibilidade” Palestrante: Profª. Lizandra Brasil Estabel
20h45min: Espaço para manifestação do público aos palestrantes.
21h e 15min: Encerramento

Os participantes receberão Certificados de participação no Evento.

* Bjs estalados para as profs. Eliane Moro e Lizandra Estabel, por estarem sempre dispostas a orientar e por seu excelente trabalho em prol do conhecimento, da leitura e da acessibilidade.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

FÚRIA DA NOITE
Meu gato-dragão

Semana passada, por ocasião do aniversário de meu filho, fomos ver o filme "Como treinar o seu dragão", baseado no livro homônimo de Cressida Cowell. Daí eu pensei: tomara que não seja mais um daqueles filmes infantis como eu tenho visto ultimamente: enredo confuso, personagens sem carisma e idéias mal acabadas. Para minha surpresa, gostei do filme do início ao fim. A história fala, entre outras coisas, sobre um menino diferente dos outros, de nome Soluço, que não se encaixa no comportamento esperado e por isso é visto com desdém, ele se envolve com um dragão, que na minha opinião possui movimentos e personalidade felina, animal que também não é muito compreendido e aceito pelas pessoas. Então me apaixonei por aquele menino diferente, pelo dragão chamado Fúria da Noite e pela diferente relação que eles desenvolveram: de descoberta, aceitação, necessidade e por fim completude. O filme mostra como as vezes agimos de maneira que não queremos para satisfazer outras pessoas, para sermos aceitos; que muitas vezes tememos o que não conhecemos, sem ao menos dar um chance para que isto se modifique e que é preciso ter coragem para assumir certas atitudes. E o fim? Não vou contar, mas posso garantir que fecha exatamente com o que falei e com a proposta deste blog... ADOREI DEMAIS!!!

Clique para ver a crítica do filme.

Clique aqui para ver o trailler.

Bjs estalados para esses seres tão incompreendidos, mas amados por mim e tantos outros, os GATOS.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

TIRE O "D" DE DEFICIENTE

Na quinta-feira passada, estive conversando sobre religião com um colega de trabalho, católico fervoroso. Não sou católica, mas como já disse antes, respeito as crenças e o modo de ser e viver das outras pessoas e creio que a causa de muitas coisas que estão erradas reside no preconceito, intolerância e falta de informação. Falamos sobre o blog e ele me mostrou o site do movimento CANÇÃO NOVA, onde vários assuntos são abordados. Acessei e gostei muito de uma entrevista com o título "Tire o "D" de deficiente...", mostrando o depoimento da psicóloga e cadeirante Renata Ribeiro. Vale a pena acessar, para os católicos ou não.

Saiba mais.

Site Canção Nova.

Bjs estalados para o Vinícius, por sua fé tão bonita e por me mostrar coisas novas.

domingo, 11 de abril de 2010

FERNANDO FERNANDES
"Não sei viver mais ou menos"

Ontem me chamou a atenção a chamada para o Altas Horas. O modelo e ex-BBB Fernando Fernandes, que depois de um grave acidente ficou paraplégico, iria participar. Eu já tinho lido uma entrevista com ele, com o título: "Não sei viver mais ou menos" daí já se tem uma idéia e digo que gostei muito do que li. Para mim, na época do BBB ele era só um rostinho bonito em um corpo sarado e de personalidade forte e marrenta (pelo menos é isso que me recordo). Fernando sofreu um acidente quando estava com a carreira de modelo em ascendência, com temporada agendada para Milão, o que poderia tê-lo deixado amargurado, mas ele canalizou as energias para algo positivo (assim como o Paulo fez) e não ficou supervalorizando algo de ruim que aconteceu, nem remoendo o que passou. Ele disse que chega o momento que tu tens que escolher o rumo a tomar e como sempre gostou de esportes, procurou pesquisar qual se adequava a cadeirantes e hoje é atleta do remo e canoagem, treinando pelo clube Bandeirantes, na Raia Olímpica da USP. Em outro momento, uma garota perguntou se ele sofria preconceito e ele disse que acreditava que isto vinha também da postura que o deficiente tinha e que ele ainda não havia sentido isso, inclusive atuando como modelo atualmente. Comentaram sobre acessibilidade nos estádios e ele disse que é péssima e que cabe ao deficiente lutar por seus direitos, pois ele mesmo quando andava, não pensava nisso. Vi naquele rosto bonito, olhos cheios de brilho, com muita garra, muita vontade de viver e de melhorar e pensei o quanto valorizamos coisas que não são importantes e que nos impedem de ir para frente. Parabéns Fernando, você é um vencedor e isso é só o começo do que tu vais alcançar!!!

Saiba mais:

Entrevista Net.

Entrevista Fantástico.

Entrevista Globo Esporte.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

LOJAS PICORRUCHO 7

Alvorada

Na quarta-feira estivemos na Loja de Alvorada. Destaque para a dinâmica onde o participante, sem enxergar, tenta descobrir quem é o colega na sua frente, caso ele não descubra utilizando o tato, tenta descobri-lo através da audição. Essa atividade tem sido uma garantia certa de boas risadas. Havia no grupo uma funcionária cuja avó era deficiente visual, me lembrei do que o Paulo havia comentado em outro momento: o quanto era difícil para o idoso compreender e aceitar a perda de visão, o que muitas vezes acabava por isolá-los ainda mais.

Bjs estalados para toda a equipe e muito obrigada pela excelente recepção.


quarta-feira, 7 de abril de 2010

LOJAS PICORRUCHO 6
Voluntários, 299
Olá, continuo agora com as atividades do livro. Ontem tivemos a oportunidade de conversar sobre o livro e questões relacionadas, com um pessoal muito participativo, onde o alto astral guiou as perguntas e observações feitas. Salientamos o momento da descrição das sensações experimentadas durante as dinâmicas, principalmente as realizadas com a bengala, objeto essencial para a locomoção do deficiente visual. O Paulo comentou que, neste caso, se sentimos uma sensação desconfortável, logo podemos nos livrar dela, retirando os óculos que nos impedem a visão, mas no caso dele, esta deficiência vai acompanhá-lo por toda vida, então ele tem que se adaptar da melhor maneira a ela. Paulinho sempre me surpreendendo.
Bjs estalados para toda a equipe e obrigada por nos brindarem com este bom humor.

domingo, 4 de abril de 2010

PÁSCOA E "ESQUISITA COMO EU"

Tenho uma capacidade enorme de misturar assuntos que parecem distintos, como agora. Para mim a Páscoa é um momento de renovação, família e amor. Hoje, ganhei do meu marido um ovo quadrado, com a frase "diferente como tu". Me lembrei de uma Páscoa, quando era muito pequena e havia perdido meu pai há pouco, eu esperando ele voltar, enquanto minha mãe estava mais perdida do que eu. Me lembro do quanto me sentia diferente, junto de minha avó, em uma praia deserta, como se toda a felicidade e alegria infantil não fizessem parte de mim. Não conhecia nenhuma criança que amasse Chico Buarque e Maria Bethânia, que lesse Heinz G. Konsalik ou que tivesse uma forma de ver o mundo como eu via, mesmo sendo tão pequena. Hoje entendo que tudo isto foi determinante para minha personalidade, para que me tornasse, como o título do belo livro infantil de Martha Medeiros diz "Esquisita como eu". Como adoro ler e amo livros infantis, digo que vale a pena conferir este livro.

Bjs estalados para minha família e meu marido, que me entende e ama "do jeito que eu sou".
FELIZ PÁSCOA PARA TODOS!!!

sábado, 3 de abril de 2010

REINVENTANDO COISAS

Nosso espaço não é só para falar do livro, mas de assuntos com ele relacionados e outros que vão surgindo pelo caminho. O Paulo está trabalhando em uns textos bem legais no momento e eu quero falar agora sobre o trabalho de um ex-colega que encontrei esta semana. O esporte e as brincadeiras unem as pessoas e, entre outras coisas, nos ensinam que mesmo se possuímos dificuldades, podemos ultrapassar nossos limites. O trabalho deste amigo mostra um pouco disso. Bjos estalados a todos que reinventam coisas e que possamos nos reinventar sempre.
Um professor Pardal reinventa jogos de enigmas
*Baseado no texto do BDU/ULBRA
É diversão garantida, basta olhar a expressão de quem se arrisca a desvendar os “mistérios” destes pequenos enigmas. Alguns perdem a paciência e caem na risada, outros param, respiram fundo e tentam de novo, e muitos encaram o brinquedo como se ele fosse se resolver sozinho. O desafio é lançado pelos jogos reinventados por Nilso Pinto dos Santos que exigem raciocínio, lógica e calma, muita calma.
Há quatro anos, Nilso começou a colecionar jogos e a reinventar as regras e foi criando novas versões para brinquedos já conhecidos que iniciou sua produção. “Comprava alguns, reproduzia, dificultava um pouco aqui e ali”, destaca. Hoje são dezenas de opções para todas as idades.
Soltar argolas amarradas com cordas presas em uma base de madeira, montar uma pirâmide com quatro peças torneadas, separar peças entrelaçadas, enfim, uma variedade de desafios divertidos que muitas vezes parecem passes de mágica, formam um estoque de cerca de 800 itens que são vendidos em escolas, empresas e feiras. Quer desenvolver o seu raciocínio, de seus familiares e/ou alunos de forma prazerosa e criativa? Então, contate: (51) 9753.8093
.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

LOJAS PICORRUCHO 5

CD - Administração


Ontem fomos no Centro de Distrobuição das lojas, onde fica o administrativo da rede. Apesar de já estar acostumada, confesso que fiquei um pouco nervosa no começo e o Paulo notou pelo meu tom de voz. Mas a receptividade foi a mesma partilhada com as outras lojas e pudemos esclarecer várias dúvidas, reforçando o fato de que muitas vezes achamos tudo muito difícil, vendo dificuldade nas mínimas coisas, enquanto muitas pessoas, com limitações maiores que a nossa, conseguem o seu melhor. Um participante nos disse que duas coisas ficaram daquele encontro: que não devemos nos preocupar em ser melhor que os outros, mas sim, darmos o melhor que temos de nós mesmos e que a nossa visita foi um presente. Presente, para nós, é poder mostrar uma forma diferente de ver o mundo, para pessoas como vocês. Obrigada.

Bjs estalados para o Ricado Abud, para a querida Letícia e para todo o pessoal das lojas.