SEJAM BEM-VINDOS!!!

"Enxergar além das diferenças do outro e encontrar a maneira de trilharem juntos o caminho."

sábado, 23 de novembro de 2013

XV EREBD SUL
FURG


Tive mais uma oportunidade de estar na FURG, desta vez como bibliotecária coordenadora de bibliotecas de uma rede de escolas. Fui chamada para participar do XV EREBD Sul, com o tema As diferentes perspectivas de atuação do profissional da informação, do social ao tecnológico: os múltiplos caminhos!” e pude dividir a apresentação, com profissionais da minha área que atuam em diferentes lugares. É sempre bom poder mostrar o bibliotecário como gestor, como agente transformador da sociedade, como contador de histórias, como agente cultural, enfim, um leque de atuações. Claro que não resisti e contei uma história, sempre com a ajuda do público.



Um BIG BJ para a Comissão Organizadora, para os palestrantes que compartilharam a viagem de volta comigo e um especial para a Madalena que me acompanhou.
INSTITUTO ÉRICO VERÍSSIMO 2
Noite de Autógrafos


Recebi, da querida Juliane (Instituto Érico Veríssimo, de Três Passos), uma foto da Sessão de Autógrafos que os alunos realizam de suas obras, no final de cada ano. Pediu para que eu observasse as flores e, fazendo isso, vi que as pétalas eram feitas da página de cada um de meus livros. Fiquei emocionada com a homenagem especial, de uma escola mais especial ainda.



Um BIG BJ Juliane, parabéns a toda equipe pelos excelentes projetos e obrigada pelo carinho.

sábado, 16 de novembro de 2013

ESTAÇÃO DA ACESSIBILIDADE
59ª Feira do Livro de Porto Alegre


Estive no sábado, no estande da Mil Palavras, na Estação da Acessibilidade, assistindo e participando de um bate-papo "mais do que especial" com a Patrícia Lisboa da Rosa, sobre a importância da acessibilidade cultural para as pessoas com deficiência visual. Ela falou sobre seu trabalho juntamente com a prefeitura de Gravataí e, juntos com a Letícia e o Grupo Interação, do qual o Paulo faz parte, pudemos compartilhar experiências e planejar atividades futuras. É muito bom poder conhecer pessoas engajadas como a Patrícia.

Stand Mil Palavras
 Patrícia

 ESTAÇÃO ACESSIBILIDADE


Com a intenção de reunir organizações não governamentais e empresas que trabalham com ações e serviços voltado à pessoas com deficiência, a Estação da Acessibilidade é o ponto de encontro dos visitantes que procuram dicas para adquirir um bom livro ou buscar informações sobre o tema ACESSIBILIDADE. Nesse espaço está a AACD/RS, Sesi Lazer Inclusivo, Agaspam, Desenvolver, Confraria Braille e Mil Palavras. Ao lado há o Centro Cultural do SESI, com elevador para cadeirantes e AD-audiodescrição e parte do seu acervo em braille. 

Alex Garcia
Centro Cultural SESI

Um BIG BJ aos responsáveis por espaços como esses na Feira do Livro, para a Letícia por proporcionar este momento e um especial para a Patrícia, por lutar pelo que é justo. 

sábado, 9 de novembro de 2013

SEMINÁRIO INTERNACIONAL: O PAPEL DA BIBLIOTECA E DA LEITURA NO DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE
59ª Feira do Livro de Porto Alegre

Mesa de Abertura

Pude ajudar na organização (através do CRB10) de um grande evento, realizado na Feira do Livro de Porto Alegre, sobre livro, leitura e bibliotecas. Sob o título "Seminário Internacional: o papel da Biblioteca e da leitura no desenvolvimento da sociedade" pudemos conhecer, compartilhar e principalmente transformar. O tema da 59ª Feira do Livro de POA era "Ler é poder". Pudemos assistir palestras de alta qualidade, conhecer experiências em vários lugares do mundo e compartilhar as práticas nesta área. Eu ainda pude mostrar o trabalho realizado, através do CRB10, nestes 2 anos de coordenação do Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas escolares e Públicas. Me emocionei muito ao ver o trabalho de incentivo a leitura dos Agentes de Leitura de Canoas - eles vão de bicicleta, levar à comunidade carente, um alimento para alma, o livro. Mas não são somente contadores de histórias, são artistas, ilustradores, escritores... realmente lindo de se ver, um grande projeto. E para fechamento do evento "Música de Camelô", com Nico Nicolaiewsky. É TDB!!




Agentes de Leitura Canoas

Um BIG BJ para o pessoal da organização e um especial para os agentes de leitura de Canoas.